Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do SUS – TMO BRASIL
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
19/12/2024 às 8H* até 28/02/2025 às 8H*
*HORÁRIO DE BRASÍLIA.
Carga Horária
O curso EAD é estruturado em trilhas de aprendizagem específicas para diferentes grupos de profissionais, conforme detalhado abaixo:
- Equipe de Enfermagem: 12 horas
- Equipe Multidisciplinar: 6 horas
- Equipe de Gestão e Faturamento: 6 horas
- Equipe Médica e Residentes: 14 horas
Período de Oferta
20/01/2025 até 31/07/2025
Vagas
400
Categoria de curso
Capacitação
Modalidade
EAD - Autoinstrucional
Descrição do Curso:
O curso EAD Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do SUS – TMO BRASIL tem como objetivo apoiar a qualificação do acesso e da assistência especializada aos pacientes onco-hematológicos, além de aprimorar a capacitação dos centros transplantadores do SUS. O curso visa garantir que os profissionais conheçam todos os aspectos do manejo de pacientes submetidos ao TMO, com ênfase nos cuidados que cada membro da equipe multidisciplinar deve compreender para as etapas de pré-TMO, internação e pós-TMO.
Público-alvo:
Médicos e residentes, enfermeiros assistenciais e do banco de sangue, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, odontólogos e outros profissionais graduados da área da saúde que atuam diretamente em unidades de apoio ao Transplante de Medula Óssea (TMO) e/ou Hematologia no Sistema Único de Saúde (SUS).
Conteúdo programático:
O curso EAD é organizado em trilhas de aprendizagem específicas para cada grupo de profissionais, proporcionando caminhos individualizados e contextualizados para o desenvolvimento de competências na área de TMO.
Enfermagem assistencial: O curso de Transplante de Medula Óssea (TMO) inicia-se com uma introdução aos conceitos fundamentais do TMO, abordando sua evolução histórica e os tipos de transplante, autólogo e alogênico, incluindo o papel do REDOME na seleção de doadores. Em seguida, o curso explora o fluxo administrativo e a avaliação multiprofissional na etapa pré-TMO, juntamente com os diferentes protocolos de condicionamento e cuidados multidisciplinares. O acompanhamento do paciente durante o transplante, a preparação para a alta hospitalar e as orientações pós-alta são discutidos, assim como a navegação da enfermagem no TMO e o suporte psicoemocional pela equipe de cuidados paliativos. Além disso, enfatiza-se a prevenção e controle de infecções e a importância de um plano terapêutico personalizado. Por fim, o curso examina intervenções especializadas em terapia celular, incluindo a terapia com células CAR-T, abordando a elegibilidade dos pacientes, riscos envolvidos e o processo de manufatura e processamento celular.
Gestão e faturamento: O curso visa aprofundar os conhecimentos sobre os aspectos gerenciais do TMO, promovendo uma reflexão crítica sobre as práticas clínicas e administrativas nas instituições de saúde. O curso abrange a gestão dos serviços de TMO, enfatizando o modelo assistencial, a linha de cuidado e os fluxos das etapas do transplante, além da relevância da gestão de registros de dados. Uma unidade específica é dedicada à gestão da qualidade e aos padrões de acreditação em TMO, seguida de discussões sobre a gestão de riscos e segurança assistencial. Por fim, o curso analisa o faturamento no TMO, destacando o Programa de Incremento Financeiro do Sistema Nacional de Transplantes do SUS.
Equipe multiprofissional: O curso inicia com um módulo introdutório que alinha os conceitos básicos do TMO, incluindo o contexto histórico, a evolução do transplante de medula óssea e a distinção entre os tipos de transplante, autólogo e alogênico, com ênfase no papel do REDOME na seleção de doadores. O curso avança para a exploração do fluxo administrativo e da avaliação multiprofissional na etapa pré-TMO, incluindo protocolos de condicionamento e cuidados multidisciplinares durante o transplante. Também será detalhado o acompanhamento da equipe multiprofissional ao paciente, a preparação para a alta hospitalar e as orientações pós-alta. Uma unidade específica abordará a atuação de diferentes especialidades, como nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. O curso ainda inclui conteúdos complementares sobre o papel da equipe de cuidados paliativos no suporte psicoemocional e discute a prevenção e controle de infecções, além da importância de um plano terapêutico personalizado que atenda às necessidades e objetivos de tratamento de cada paciente.
Profissionais do Banco de Sangue: O curso inicia-se com um módulo introdutório que alinha os conceitos básicos do TMO, abordando a evolução histórica do transplante de medula óssea, os tipos de transplante, autólogo e alogênico, e o papel do REDOME na seleção de doadores. Em seguida, o curso explora a seleção de HLA e a escolha do doador ideal, além dos processos de mobilização, coleta, armazenamento e infusão das células. Também será abordada a importância do fluxo administrativo e da avaliação multiprofissional na etapa pré-TMO, com foco na navegação do paciente no Banco de Sangue para garantir uma abordagem integrada. Por fim, o curso destaca conteúdos complementares sobre prevenção e controle de infecções, aspectos essenciais no contexto do TMO.
Médicos e residentes: O curso começa com um módulo introdutório que aborda os conceitos fundamentais do TMO, explorando a evolução histórica e os tipos de transplante, autólogo e alogênico, além do papel do REDOME na escolha do doador. Em seguida, o curso aprofunda a seleção de HLA e a escolha do doador ideal, além do fluxo administrativo, avaliação multiprofissional e manejo de comorbidades no pré-TMO. Também são discutidos regimes de condicionamento, cuidados intra-transplante, profilaxia de complicações e tratamentos para neutropenia febril, infecções e outras complicações. O curso inclui uma unidade dedicada ao TMO pediátrico, bem como temas sobre a alta hospitalar, seguimento ambulatorial e manejo da Doença do Enxerto contra Hospedeiro (DECH). Há destaque para o suporte psicoemocional pela equipe de cuidados paliativos e a prevenção de infecções. Por fim, o curso explora as inovações em terapia celular, com ênfase na terapia com células CAR-T, incluindo elegibilidade, riscos e o processo de manufatura dessas células.
Inscrição
Por favor, note que é necessário ter acesso à plataforma para se inscrever em nosso Processo Seletivo. Se você ainda não tem uma conta, clique em "Criar conta" para se cadastrar em nosso sistema.
Se você já está logado em nosso sistema, clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição.
Caso contrário, clique em "Acesse e inscreva-se" para fazer login e, em seguida, realizar sua inscrição.
Se você esqueceu sua senha, clique em "Esqueceu sua senha" para recuperá-la.
Em caso de dúvidas ou necessidade de assistência, entre em contato com nosso suporte técnico através do Fale Conosco para obter ajuda na recuperação do acesso.