Curso de Qualificação em Saúde das Mulheres para Agentes Comunitários de Saúde

 

 
Logo Saúde da Mulher
 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

07/10/2024 às 08H* até 31/12/2026 às 18H*

*HORÁRIO DE BRASÍLIA.

 
 

inscrição

 

 

 

 

Carga

Carga Horária

3 Horas

periodo

Período de Oferta

07/10/2024 até 31/12/2026

vaga

Vagas

Ilimitadas

modalidade

Categoria de curso

Qualificação

Metodologia

Modalidade

EAD - Autoinstrucional

 

 

Descrição do Curso: 

O curso Qualificação em Saúde das Mulheres para ACS faz parte do Programa de aprimoramento profissional para abordagem integral da saúde da mulher por fase da vida.

A atenção à saúde das mulheres no Brasil passou por grandes mudanças a partir dos anos 1980, quando o foco, antes limitado à gestação e parto, se ampliou para incluir anticoncepção, sexualidade, e saúde integral. O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), lançado em 1984, foi um marco, promovendo cuidados mais amplos com base nas necessidades femininas. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), criada em 2004, consolidou esse avanço, incorporando questões de gênero, raça e etnia.

O curso tem como base esses princípios, com o objetivo de reduzir a morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, e qualificar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse curso visa capacitar os profissionais do SUS a reconhecerem as diversas realidades das mulheres, garantindo uma assistência humanizada e eficaz, em todo o ciclo de vida feminino e nas diferentes regiões do Brasil.

Esse projeto é uma parceria entre Beneficência Portuguesa e o Ministério da Saúde, através do PROAID-SUS, e tem como foco a capacitação de profissionais para atender as necessidades específicas da saúde da mulher, considerando as desigualdades sociais e geográficas do país.

 

Público-alvo: 

Profissionais de saúde que atuam como agente comunitário de saúde nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Objetivo:

Qualificar profissionais da atenção primária para a abordagem da saúde integral da mulher sensibilizando para as especificidades de gênero que interferem na saúde da mulher em particular na sexualidade, planejamento reprodutivo, violência, e as principais queixas ginecológicas.

 

Proposta metodológica:

O curso é autoinstrucional, um modelo de educação a distância no qual o participante conduz seu próprio processo de aprendizagem. Através de aulas gravadas e de objetos de interação e avaliação disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o cursista tem total autonomia para organizar seu tempo, espaço e a execução das atividades. O aprendizado ocorre de forma assíncrona, permitindo flexibilidade na gestão de prazos e horários. Além disso, o roteiro de estudos servirá como guia para apoiar o participante na estruturação e condução eficiente de sua aprendizagem.

 

Inscrição

Por favor, note que é necessário ter acesso à plataforma para se inscrever em nosso Processo Seletivo. Se você ainda não tem uma conta, clique em "Criar conta" para se cadastrar em nosso sistema. 

Se você já está logado em nosso sistema, clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição. 

Caso contrário, clique em "Acesse e inscreva-se" para fazer login e, em seguida, realizar sua inscrição. 

Se você esqueceu sua senha, clique em "Esqueceu sua senha" para recuperá-la. 

Em caso de dúvidas ou necessidade de assistência, entre em contato com nosso suporte técnico através do Fale Conosco para obter ajuda na recuperação do acesso. 

 

 
Barra de Logos BP, da esquerda para direita o logo dos Hospitais Poradi - SUS, BP - Benefeciência Portuguesa de São Paulo, SUS e Ministerio da Educação